segunda-feira, 20 de junho de 2011

IV ENCONTRO INTERMUNICIPAL –

 Cachoeirinha e Alvorada


Cultura Afro-Indígena.

A Secretaria Municipal de Educação, através da Espaço da Diversidade participou da quarta edição do IV ENCONTRO INTERMUNICIPAL, com representantes da SMED DE ALVORADA E CACHOEIRINHA, no último dia 15 de junho, às 18h: 30 no plenário da SMED de Cachoeirinha.

A programação do encontro debateu a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 no cotidiano das redes e os avanços e as necessidades de fazer mais. O comprometimento dos gestores, maior investimento na formação e na qualificação dos docentes também foi debatido, bem como de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

A abertura dos trabalhos foi feita pela EMEF Deolinda Goulart de Cachoeirinha e também pelo Diretor do Espaço da Diversidade de Alvorada, Profº Bruno Zarzana Lopes, que pontuou sobre as ações que até o momento, estão sendo desenvolvidas pelo Espaço da Diversidade, salientando a construção do caderno de orientações: “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável e as Práticas das Religiões Afras- Brasileiras”, que foi lançado durante a última edição da Feira do Livro Municipal, em 2010.

A Profª Simone M. Custódio do setor da Diversidade-SMED Cachoeirinha foi responsavel pela organização do Encontro que desta vez teve como foco a homenagem aos aos formandos do Curso em Procedimentos didáticos e pedagógicos em História e Cultura afro-brasileira e também a consolidação de um espaço que tem como pauta a discussão das relações etnicorraciais. Tivemos a presença de Paula Bica, responsável pela coordenação Pedagógica do Município de Cachoeirinha, ambas salientaram sobre a importância do encontro, consolidando-se assim a parceria estabelecida entre os dois municípios. É importante frisar a participação da Equipe da Educação Infantil Ana Cristina ,Juliane Annes e Roberta que abrilhantaram o evento.

A EMEF Deolinda Goulart, apresentou um teatro estudantil, intitulado: “Os Reizinhos de Congo” , de Edimilson Almeida e Graça Lima, onde os autores recontam, na forma de uma belíssima narrativa poética com imagens simbólicas e ilustrações sugestivas, as histórias dessa festa tão alegre, o Congado, comemorada para que o passado não seja esquecido pelas novas gerações.

Também foi realizada uma cerimônia de formatura, para os cursistas de Cachoeirinha, do curso Procedimentos Didáticos- Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira.

Para prestigiar o evento, tivemos a presença de representantes da 28ª CRE, na pessoa do Sr. Jorge Cruz e da Profª Dorivete Pereira da Silva, responsáveis pela coordenação do setor da Diversidade.

De encerramento foi pontuado a necessidade de continuidade deste encontro, com a certeza de busca de conhecimento de um grande aprendizado por parte de todos os presentes.
Texto
Texto>Bruno Zarzana e Simone Custodio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade