segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Formação sobre os Desafios da Educação Inclusiva(CMAEEL)






                                                                            Abertura
 
A abertura da Formação sobre os Desafios da Educação Inclusiva ocorrida na manhã de hoje contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação,
Secretaria Municipal da Saúde, Centro Municipal de Atendimento Especializado Lampadinha, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).
A inclusão é um assunto que vem sendo bastante abordado  com ênfase nos últimos anos. Informar e esclarecer à população sobre este tema, é uma necessidade. Cada caso de deficiência é um caso e precisamos entender cada um para que, por eles, possamos ser igualmente compreendidos e atendidos.
 Pessoas com deficiências lutam diariamente para quebrar barreiras e preconceitos , aos poucos vem ganhando seu espaço. Porém muito ainda precisa ser feito para que eles consigam suas condições de igualdade merecidas na sociedade.
No âmbito da produção de conhecimento na educação, alguns temas têm sido privilegiados, abrindo horizontes para discussões e análises dos profissionais da área, divisando relevantes problemas investigativos.
Neste sentido, para professores/as ou formadores/as, as abordagens sobre a formação inicial e continuada em atendimento às complexas tarefas da função docente no contexto atual, voltam-se para as vertentes e concepções que trazem a reflexão na ação e o desenvolvimento profissional como dimensões de crucial importância, que demandam aprofundamentos e análises criteriosas de seus aspectos constitutivos.
A proposta da formação busca percorrer diferentes caminhos trazendo temáticas tais como, o deficiente na mídia, a importância do trabalho transdisciplinar entre outros temas que visam dar suporte a realização deste trabalho educativo.
Sendo assim, pode-se dizer que: Educação inclusiva é uma ação, desejando compreender e aceitar alguém, o outro, na sua singularidade. Significa abranger e abrir os braços para acolher todos e a cada um dos alunos. A natureza da inclusão é diferente de integrar, que tem a ver com adaptar o aluno às exigências da escola; implica mudança de perspectiva educacional, uma vez que se dirige a todos os alunos.
 
Fonte: Simone M Custodio
            Elisabete Von Borowski

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