segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Educação a distância(EAD).


A Educação a Distância (EaD)semi-presencial  desenvolve-se como alternativa a um conjunto de necessidades educacionais presentes na sociedade contemporânea tais como: analfabetismo, demandas educativas de populações afastadas dos centros urbanos ou outras impossibilidades de acesso aos recursos educacionais, entre outras.

A Secretaria Municipal de Educação em consonância  com as novas tendências nos modelos de educação e atenta  as tecnologias da informação , propõe em 2014 a criação da categoria de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância semi-presencial da Educação de jovens e adultos(EJA) no município de Cachoeirinha.

Disponibilizando o acesso ao  ambiente virtual de aprendizagem, Plataforma Moodle,  acredita estar possibilitando  ao aluno e ao professor ferramentas para a construção do conhecimento, e planejamento das aulas, bem como, espaços de interação comunicacional.

As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) são meios altamente contributivos para criar condições de modificar as formas das pessoas se relacionarem, construírem e transmitirem conhecimentos. Por meio dessas tecnologias, é possível a construção do conhecimento coletivo com sujeitos localizados em espaços e tempos distintos, mas que integram o mesmo ambiente virtual ou a mesma comunidade virtual de aprendizagem.

A interatividade propiciada pelas tecnologias da informação e da comunicação é um elemento determinante para o desenvolvimento de uma outra educação, seja ela presencial, semi-presencial ou a distância. Ressaltamos que a tecnologia por si só não irá transformar o modelo de educação tradicional ainda presente nos dias atuais. O desenvolvimento de uma outra educação mais interativa depende muito mais de uma mudança na lógica de comunicação do professor do que dos meios tecnológicos.

Hoje, até mesmo as instituições que desenvolvem cursos de EAD constatam que há um maior aproveitamento da aprendizagem quando as atividades são realizadas em etapas presenciais e a distância. É nesse sentido que as TIC podem contribuir, ampliando a rede de conhecimentos interconectados, virtualizando novos problemas e atualizando novas soluções.


Professor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade