sexta-feira, 11 de abril de 2014

Relatórios no Moodle

O que é um relatório? Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento. A ferramenta Relatório do Moodle tem um papel fundamental em qualquer curso EAD, pois auxiliam no acompanhamento do percurso dos alunos ao longo do curso. Os relatórios apresentam diversas opções para filtrar os dados armazenados pelo ambiente, em especial o acesso e a atuação dos alunos em um curso. O tamanho do moodle pode ser medido pela quantidade de log gravada na base de dados. A quantidade de log representa a carga de acesso. Cada acesso equivale a um clique do usuário no ambiente do Moodle. No ambiente virtual Moodle, os recursos de interação e comunicação têm suas informações de uso guardadas em registros que podem ser recuperadas a qualquer tempo, bastando para isso acessar os relatórios de atividades para acompanhamento do curso. O Moodle exibe esses relatórios em tabelas e/ou gráficos. Sendo assim, a análise dos dados desse recurso pode contribuir para identificar, por exemplo, se os alunos estão ausentes, ou “presentes” e participativos, ou “presentes” e não participativos. Outro diferencial refere-se à visualização dos relatórios aos quais podem ser aplicados filtros para selecionar os dados que se quer visualizar: a) o número de acessos, as ações e as participações dos alunos; b) o número de acessos, as ações executadas e as participações em uma data específica ou durante todo o período, desde o início e/ou ingresso do aluno no curso; e c) o número de acessos, as ações executadas e as participações em uma atividade específica ou em todas as atividades do curso. No ambiente Moodle, os relatórios de atividades são categorizados em: a) relatório de outline; b) relatório completo; c) logs de hoje; d) todos os acessos; e) estatísticas; e f) nota35. Esses relatórios de atividades são acessíveis através do recurso “participantes”, isto é, através do perfil do aluno. Além dos relatórios de atividades, há os “relatórios36”, com os quais é possível obter-se resultados semelhantes. Categorizam-se em: a) logs da última hora; b) relatório das atividades; c) relatório de participação; e, d) estatísticas. 1. Relatório de outline: permite a visualização dos materiais e recursos (atividades) utilizados no processo de aprendizagem. São ordenados por tópicos e fornecem informações sobre a ação38 realizada no ambiente. Nesse sentido, o docente pode obter informações sobre quais recursos foram acessados (A), que tipo de ação foi realizada (B), a data e hora do último acesso ao recurso (C) e o tempo decorrido desde o último acesso (D). Trata-se de um relatório resumido e pontual . Relatório completo: além de exibir as mesmas informações que o relatório anterior, permite ao docente visualizar mais detalhes sobre as atividades, uma vez que exibe o conteúdo destas atividades na tela. Por isso, o professor pode, rapidamente, ter uma visão geral das atividades entregues e do uso dos recursos. Assim, o docente tem, em mãos, informações sobre o número de participações e o acesso mais recente a cada recurso. O diferencial fica por conta da exibição dos conteúdos, por exemplo, dos fóruns (A), das tarefas (B), entre outros, facilitando o acesso às publicações dos alunos

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade