quinta-feira, 1 de maio de 2014
Filmes sobre o mundo do trabalho e do trabalhador.
Germinal é um romance do escritor Émile Zola, o décimo terceiro da série Les Rougon-Macquart e possivelmente um dos mais famosos.
A cena tem lugar no norte da França durante uma greve provocada pela reducção dos sálarios. Além dos aspectos técnicos das extrações minerais e as condições de vida nos agrupamentos dos mineiros, Zola também descreve o princípio da organização política e sindical da classe operária, tais como as divisões já existentes entre marxistas e anarquistas.
Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Além do mais, acompanhou de perto a greve dos mineiros.1
Em busca da felicidade (The Pursuit of Happyness)
EUA, 2006
Gabriele Muccino
com Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton
O cubo mágico, aquele quebra-cabeça tridimensional em que se deve encaixar as cores, é a metáfora da condição de Chris Gardner (Will Smith), no filme Em Busca da Felicidade. Desempregado, abandonado pela mulher e com um filho para criar Gardner luta obstinadamente para entrar no mercado de trabalho.
osalie vai às compras (Rosalie Goes Shopping)
1989, Alemanha
Percy Adlon
Elenco: Marianne Sägebrecht, Brad Davis, Judge Reinhold, Erika Blumberger, Alex Winter
Objeto profícuo de reflexões de cunho antropológico, sociológico, econômico, cultural etc, o mundo do trabalho é muito mais complexo do que o ofício e as ofertas e demandas de emprego. Ele é base da equação "trabalho, produção, salário, consumo e capital" sobre a qual se organiza a sociedade. Como, então, fazer com que esta equação funcione? Como convencer milhões de pessoas a consumirem? Grosso modo: criando necessidades sobre os objetos produzidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Pensamento
POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE
1) Filhos da Candinha, ano.1993
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário