sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Trajetórias da educação das relações étnico-raciais no Rio Grande do Sul: ensino de História e recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08.

Trajetórias da educação das relações étnico-raciais no Rio Grande do Sul: ensino de História e recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08. A partir de Agosto estaremos recebendo o Projeto "Trajetórias da educação das relações étnico-raciais no Rio Grande do Sul". O projeto de pesquisa é oriundo da Faculdade de Educação(FACED/UFRGS) em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação,posto em execução através do CAEB-Centro de Atendimento a Educação Básica. Tendo o projeto como objetivo investigar a recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino de História, através da imersão nas trajetórias de alguns discursos e de algumas práticas educativas, coletivas ou individuais, de professores do município gaúcho de Cachoeirinha. A partir desse recorte espacial, aliado ao levantamento de dados com mais amplitude e generalização junto às gestões do estado e demais municípios, busca-se inferir e refletir sobre as especificidades da educação das relações étnico-raciais no Rio Grande do Sul. Tal reflexão será amparada numa revisão bibliográfica sobre a temática, realizada através da busca por produções acadêmicas (TCC, dissertação, tese, artigo), assim como produções dos movimentos sociais, desenvolvidas nos últimos dez anos em nosso estado. Finalmente, serão analisados os currículos de alguns cursos de Licenciatura em História das Instituições de Ensino Superior (UFRGS, PUC, UNISINOS, FAPA) da Região Metropolitana de Porto Alegre, buscando suas possíveis interfaces com a legislação em destaque. A metodologia de pesquisa combina análise documental, entrevistas abertas e grupos de discussão, técnicas próprias da pesquisa. Ações de Encantamento Sabe-se que a trajetória individual influência na escolha da atividade profissional e consequentemente no caso do ensino de História a escolha metodológica das versões e conteúdos a serem ministrados no ensino de História. A primeira parte do projeto visa fornecer informações básicas sobre as referidas leis e também dialogar com os sujeitos envolvidos na execução e promoção da igualdade racial. Neste momento, estaremos convidando os protagonistas da inserção da lei 10639/03 e 11645/08 para narrarem às experiências advindas da promoção da igualdade racial. Atividade1 :Agosto/2014 Roda dos Saberes: É uma atividade desencadeadora da pesquisa onde ouviremos os relatos dos protagonistas da implementação das referidas leis no município de Cachoeirinha. Constituindo-se em um dialogo inicial de trocas onde o projeto é apresentado ao grupo e ocorre a articulação dos membros. Dia:20 Agosto-CMAEL(Antigo Lampadinha)Turno da Tarde: 14h Acolhimento: É uma atividade que visa inserir artisticamente a questão que busca-se pesquisar. Abertura: Lu Bento Vídeo: 10 anos da Lei 10639/03 no Munícipio de Cachoeirinha. O vídeo foi produzido em 2013 por ocasião dos 10 anos da Leí 10639/03. Neste vídeo é mostrado os trabalhos da Rede Municipal de Ensino e também da Escola Estadual Mario Quintana. As imagens fazem parte do acervo documental sobre as relações étnico-raciais postas em prática nas escolas. A edição de imagens e áudio foi feita por Eliane Paczinski, da Escola Estadual Mário Quintana. Debate sobre o vídeo. Agendamento das visitas (pesquisadores) nas escolas (lista com nomes das escolas e professores). Data e horário:

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