quinta-feira, 19 de maio de 2011

Seminário: A Questão Indígena no Memorial do RS-2011

Seminário: A Questão Indígena no Memorial do RS-2011. A Secretaria Municipal de Educação de Alvorada e Cachoeirinha, através do Espaço da Diversidade a convite do Memorial do Rio Grande do Sul, participaram no último dia 14 de Maio, das 9h- 13 horas do Seminário A Questão Indígena no Memorial do RS-2011. Curso para formação de professores sobre a aplicabilidade da Lei 11.645/08.





Este teve como público alvo os professores da nossa rede municipal de ensino e também de outras redes municipais, estaduais e privadas parceiras e também aberto a comunidade em geral. O evento pretende demonstrar, a partir dos estudos das trajetórias dos grupos indígenas, sua importância para a formação cultural de nossa sociedade, evidenciando suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Como programação da data, tivemos como palestrantes Profª Simone Majerkovski Custódio, SMED Cachoeirinha- Diversidade/ pós-graduanda PUC-RS em Tutoria e docência em EAD e Profº Bruno Zarzana Lopes, Diretor do Espaço da Diversidade da Secretaria Municipal de Educação do Município de Alvorada, com o trabalho “Tapé Porã”( Belo Caminho) e Profª Maria Helena Cunha, da Equipe da Diversidade de Cachoeirinha, educadora referência junto com a questão indígena, todos objetivando uma troca de experiências institucionais referentes à Lei, de suas redes, com o público presente.



Desta maneira, estamos contribuindo de forma positiva, enquanto gestores, para formação de educadores para o exercício de práticas escolares adequadas a uma proposta de educação plural, como multiplicadores de saberes, visando à ampliação de uma sociedade mais cidadã e Democrática onde o reconhecimento e fortalecimento do indivíduo como sujeito, dentro deste processo de diversidade solidária, se dá através da reflexão do conceito de democracia e de compreender o mundo na perspectiva de uma educação inclusiva e verdadeiramente igualitária de gênero e raça.



Considerando-se então a importância da inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica e do Ensino Fundamental, a pasta do Espaço da Diversidade na pessoa da Diretora Geral Professora Maria de Lourdes e Profª Liliane Marisa Rodrigues Machado e Profª Rita de Cássia Machado, estiveram presentes no evento com a certeza para o nosso município da construção, dia-a-dia das grandes realizações e mudanças de atitudes na área educacional, prevalecendo o diálogo e o respeito, dependem de ações educacionais como esta.

 

Fonte:Bruno Zarzana-Espaço da Diversidade-SMED-Alvorada

          Simone Majerkovski Custodio-SMED-Equipe Diversidade-Cachoeirinha e Alvorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade