sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A escola do século XXI-Um espaço para todos.

 

O tema "Reflexões sobre a escola do século XXI: estratégias e procedimentos para a era do conhecimento". Um dos pontos mais marcantes da palestra foi a apresentação de um panorama definindo as escolas tradicionais, mostrando suas práticas que reproduzem os parâmetros de uma fábrica.
                                                                                                                                 Valther Maestro.


Durante muito tempo, aprender era receber informação. Foi assim com seus avós, com seus pais e até com você. Mas será diferente com seu filho. Hoje, a informação está disponível a um simples clique de mouse e chega em velocidade espantosa e num volume impossível de processar. Quer fazer um teste? Basta consultar uma ferramenta de pesquisa. A palavra educação, para ficar nela, e só no nosso português, está em 395 mil páginas na web. É verdade que a internet ainda é privilégio de poucos. Não é difícil prever, porém, que esse quadro tende a mudar rapidamente.
Essa facilidade de acesso à informação é uma conquista e, como todo avanço, traz consigo dúvidas e insegurança. Ela ocorre paralelamente a um desafio trazido pelo novo milênio. Abre-se uma era em que, mais do que nunca, é preciso ser competitivo, só os fortes sobreviverão. Mas como ficam os valores, os sonhos, a individualidade?
Nenhuma outra área tem sido tão sacudida por essas questões como a educação, tema deste especial da Super. O objetivo é oferecer um amplo painel das grandes questões que estão sendo travadas atualmente entre educadores e professores e seu impacto sobre os alunos, a escola e os pais.
A escola está preparada para o século 21? Os grandes modelos pedagógicos que revolucionaram a educação oferecem respostas para as necessidades da sociedade da informação? Existe uma escola ideal? Qual o papel dela? Preparar para o vestibular e para o mercado de trabalho ou proporcionar uma formação humanista e crítica? Como deve ser a participação dos pais? Como lidar com tanta informação e viver num mundo em transformação tão rápida?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade