quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que é Moodle?AVAs


Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para EaD


Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são suportes midiáticos utilizados como plataformas para elaboração de cursos em EaD pela internet.



Neste sentido os AVAs facilitam a elaboração, estruturação e organização de cursos desenvolvidos por uma Instituição de Ensino (ou mesmo um usuário doméstico que deseje oferecer cursos de extensão não universitários). Tem-se em um AVA a convergência de diversas informações relacionadas ao processo educacional de uma Instituição Educacional como:

Cursos Disponíveis

Alunos Matriculados

Programa de disciplina (interativo)

Controle de tarefas e notas

Chat

Fórum

etc



O uso e difusão deste tipo de ferramenta se dá principalmente pelas vantagens decorrentes de sua:

Facilidade de uso pelo tutor / professor (que não precisa ter grandes conhecimentos de informática mas sim, do AVA)

Estruturação metodológica do programa de disciplina e atividades

Possibilidade de uso de ferramentas de auxilio ao processo de aprendizagem inerentes ao AVA.

Possibilidade de uso de ferramentas de auxílio ao processo de aprendizagem incorporadas ao AVA.

Facilidade de atualização de conteúdo

Facilidade de integração sócio-acadêmica através de diversas ferramentas disponíveis, entre outras



Desta maneira pode-se falar que, de certa forma, os AVAs estão para a EaD mediadas pela Internet (pois há as modalidades tradicionais de EaD), como o World Wide Web (WWW) está para a internet. Ou seja, assim como é possível acessar dados pela internet sem WWW (como acontecia na época dos BBS), assim também é possível EaD mediada pela internet sem AVA. Porém, assim como o EaD sem AVA seria um caos metodológico (sem um cerne, um "fio conceitual"), assim também seria o acesso a dados, pela Internet, sem o WWW.




















Moodle, Teleduc e Rooda


Existe atualmente uma infinidade de AVAs disponíveis (desde "open sources" à proprietários). Tem-se ainda soluções desenvolvidas para situações acadêmicas específicas de uma IES, mas que estão disponíveis a interessados (como o caso do ROODA citado adiante).



Estes AVAs podem ser instalados nos servidores de internet das IES e, a partir daí, diversos cursos presenciais, semi-presenciais e a distância podem ser oferecidos aos estudantes.



A seguir, serão apresentadas descrições de três destes ambientes, apresentando uma breve comparação:





Teleduc

O Teleduc é um ambiente de ensino à distância para a realização de cursos pela Internet. Seu desenvolvimento foi uma parceria do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), e do Instituto de Computação (IC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Foi primeiramente concebido como instrumento de formação de professores para informática educativa e seu desenvolvimento foi feito de forma participativa através de pesquisas, onde os usuários foram apresentando às necessidades ferramentais encontradas durante a fase de testes. Talvez em decorrência disso o Teleduc, além de ser bastante funcional, é um dos mais intuitivos AVA. Sendo, inclusive, adotado em situações onde os usuários não têm muito domínio da informática.

www.teleduc.org.br


www.ead.unicamp.br




Rooda


O ROODA é um AVA desenvolvido pela Professora Patricia Behar e foi desenvolvido com o intuito de atender as demandas do corpo docente e discente da UFRGS. Caracteriza-se por ser menos flexível em relação a estruturação do ambiente que o Moodle (se aproximando mais da filosofia do Teleduc), mas com uma ambientação bem mais atraente que o Teleduc (possui três temas disponíveis).

www.ead.ufrgs.br







Moodle

O Moodle teve seu projeto piloto por volta de 1990 pelas mãos de Martin Dougiamas, webmaster da Curtin University of Technology, na Austrália.



O Moodle é um dos mais populares AVA atualmente. Esta popularidade se dá principalmente pela flexibilidade de se "formatar" a estrutura de tópicos e as ferramentas, estas a serem utilizadas para o desenvolvimento dos cursos oferecidos no ambiente. Também há a possibilidade de agregar ferramentas de aprendizagem externas a esse AVA (como o "Hot Potatoes").



Hoje o uso do Moodle está bem difundido, não somente em universidades, mas também em escolas de ensino fundamental e médio.

moodle.org


moodle.org








O que é Moodle?

A página do Moodle
Hot Potatoes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade