
Simone Custodio
O
filme retrata o momento em que Mandela chega ao poder e tem que governar um
país, ainda cortado fortemente pelas mazelas deixadas pelo colonialismo e pelo
neocolonialismo. Este é o ponto que mais nos interessa, tal abordagem permite
aos
professores de História utilizar o filme, ou partes dele, como ponto de partida
para se trabalhar conteúdos da disciplina de História. Sugerimos incluir o filme
em seus planos de aula, principalmente ao se trabalhar com o processo de
descolonização da África. A abordagem do filme, no entanto, é bastante ampla e
permite relacionar os conteúdos com outras disciplinas, a exemplo da Sociologia,
da Geografia e da Filosofia.
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim,
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário