“Passeando”,
dias atrás, pelos canais de esporte na TV, me deparei com um jogo de rúgbi. A curiosidade me fez parar e tentar entender as
regras desse esporte, que me era praticamente desconhecido naquele momento. Mas
a partida em questão me lembrou um filme, produzido nos EUA, no ano de 2009, que
a pouco tinha assistido, chamado Invictus, com a direção de Clint
Eastwood. Em seu elenco, o filme conta
com o renomado ator Morgan
Freeman, no papel de Nelson Mandela. A obra tem ainda Matt Damon como
Francois Pienaar, que interpreta o capitão da equipe sul-africana de
rúgbi.
Simone Custodio
Simone Custodio
O
filme retrata o momento em que Mandela chega ao poder e tem que governar um
país, ainda cortado fortemente pelas mazelas deixadas pelo colonialismo e pelo
neocolonialismo. Este é o ponto que mais nos interessa, tal abordagem permite
aos
professores de História utilizar o filme, ou partes dele, como ponto de partida
para se trabalhar conteúdos da disciplina de História. Sugerimos incluir o filme
em seus planos de aula, principalmente ao se trabalhar com o processo de
descolonização da África. A abordagem do filme, no entanto, é bastante ampla e
permite relacionar os conteúdos com outras disciplinas, a exemplo da Sociologia,
da Geografia e da Filosofia.
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim,
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom vc estar com a gente!Obrigado(a)pelo comentário