terça-feira, 23 de abril de 2013

Dicas de filmes

“Passeando”, dias atrás, pelos canais de esporte na TV, me deparei com um jogo de rúgbi. A curiosidade me fez parar e tentar entender as regras desse esporte, que me era praticamente desconhecido naquele momento. Mas a partida em questão me lembrou um filme, produzido nos EUA, no ano de 2009, que a pouco tinha assistido, chamado Invictus, com a direção de Clint Eastwood. Em seu elenco, o filme conta com o renomado ator Morgan Freeman, no papel de Nelson Mandela. A obra tem ainda Matt Damon como Francois Pienaar, que interpreta o capitão da equipe sul-africana de rúgbi.
Simone Custodio

O filme retrata o momento em que Mandela chega ao poder e tem que governar um país, ainda cortado fortemente pelas mazelas deixadas pelo colonialismo e pelo neocolonialismo. Este é o ponto que mais nos interessa, tal abordagem permite aos professores de História utilizar o filme, ou partes dele, como ponto de partida para se trabalhar conteúdos da disciplina de História. Sugerimos incluir o filme em seus planos de aula, principalmente ao se trabalhar com o processo de descolonização da África. A abordagem do filme, no entanto, é bastante ampla e permite relacionar os conteúdos com outras disciplinas, a exemplo da Sociologia, da Geografia e da Filosofia.
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim,

Seguidores

Pensamento

POIS NUNCA PERDE A LIBERDADE
QUEM LUTA E FAZ DO SONHO SUA VERDADE

1) Filhos da Candinha, ano.1993

Um Anjo Negro de Asas Brancas Chamado Liberdade