quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Agora,a História é outra!Calendários Étnicos

 
 
        Exposição de Calendários Afro-Indígenas & Implementação das Leís 10639/03 e 11545/08.
 
 Data de Entrega dos Calendários no CAEB: 18/10/2013-(Manhã/Tarde)
 Rua: Anápio Gomes,329-Cachoeirinha/RS.
 
 
 
O calendário sendo uma construção humana é organizado de acordo com a cultura de cada comunidade, de cada povo, permitindo que as pessoas partilhem de referências comuns em relação à localização no tempo (presente, passado e futuro) e no espaço de acontecimentos de interesse de todos. As marcações e datações variam de uma cultura a outra, de um grupo a outro.
O Módulo 4 do Curso em Procedimentos Didáticos e Pedagógicos aplicáveis em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (DEDS/UFGRS)nos convida a revisitar, a inclusão na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional os artigos 26-A e 79-B, bem como, as instituições de ensino de Educação Básica comprometidas com a inclusão das temáticas afro-brasileira e indígena no currículo escolar .
Também a pensar formas de bem cumprir essas determinações legais, pois é a escola responsável processo educativo formal onde transitam relações de ensino-aprendizagem;
Neste sentido, o objetivo do Centro de Atendimento a Educação Básica (CAEB/SMEd) é promover de modo sistemático e permanente, condições para que os alunos, professores e demais segmentos que compõem a comunidade escolar desenvolvam valores, atitudes, habilidades e competências cognitivas , culturais e tecnológicas compatíveis com o exercício da cidadania.
Neste sentido, reside a importância do currículo voltado para a diversidade étnico-racial cabe a "inclusão, em documentos normativos e de planejamento dos estabelecimentos de ensino de todos os níveis - estatutos, regimentos, planos pedagógicos, planos de ensino - de objetivos explícitos, assim como de procedimentos para sua consecução, visando ao combate do racismo, a discriminações, ao reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileira e africana."
Sendo assim, a construção do calendário étnico-racial proposto pelo coletivo de cursistas do Município de Cachoeirinha em conjunto com o CAEB, tem como objetivo promover a inclusão do calendário étnico-racial no planejamento das escolas municipais tendo como referencias as datas de relevância Afro-Brasileira e Indígena, sobretudo, focando nos sujeitos, e nas trajetórias de implementação da Leí 0639/03 e 11645/08 nos contextos escolares das Escolas do Município de Cachoeirinha.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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